terça-feira, 27 de janeiro de 2015

#4 COMO APRENDER INGLÊS: NO FACEBOOK, TWITTER E WHATSAPP

 

Realmente temos que adimitir que as Redes Sociais viraram uma febre, estão por todo lado. No ponto de ônibus, enquanto aguardamos o transporte para retornar para casa ou trabalho. Em uma fila de espera do Banco por exemplo, sempre encontramos alguém conectado. Quando está esperando o pedido em um restaurante ou lanchonete lá estão elas, as Redes Sociais. Na tentativa de ajudar você a passar o tempo, manter-se informado, enviar um recado e etc. E você? Já passou por alguma situação dessa? E que tal utilizar este momento, em que você está conectado, para praticar inglês? Antes de falarmos sobre como você irá fazer isso, vamos ver o que são e quais existentes por aí!

Desde os anos 90 a internet vem se popularizando e se tornando um enorme ambiente onde as pessoas podem se comunicar e interagir com grande praticidade. E assim, nasce as Redes Sociais onde os usuários se correlacionam mediante suas prioridades e singularidades.

 

                              Principais Redes Sociais

Nome

Objetivo

Membros

Facebook

É a maior Rede Social para conectar as pessoas, fazendo com que elas compartilhem diversas informações.  



      1 bilhão

Twitter

Comunidade virtual para sozialização e servidor para microblogging m.

 
         175.000.000

Google + Compartilhar conteúdos

        500.000.000

Linkedln Rede para fins profissionais.


   8.500.000

My Space

Rede de inter-relação através de fotos,perfil e etc.

  130.000.000

Flickr Compartilhar fotos.

  4.000.000

Last.fm Relacionada a música.

40.000.000

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_redes_sociais

O início de sua cronologia está ligado a “CompuServe” desenvolvida na década de 90, que foi a pioneira dentre os serviços online, autora do formato GIF. Ela ajudou a formar este grande time de Redes Sociais, assim como outras contribuições e influências na internet.

Como vimos o Facebook é a grande sensação do momento. A maior rede social na internet criada por Mark Zuckerberg em dezembro de 2011. Veja abaixo dicas de grupos e páginas, conhecidas também como fanpages, para aprender e praticar inglês no facebook. E no final também te mostrarei uma dica para treinar no Whatsapp ( Aplicativo de mensagens instantâneas.)

A ideia é que você saiba como aproveitar o tempo em que está interagindo na rede, para poder praticar e aprender inglês. Eu mesmo já até troquei a linguagem do facebook, na maioria das vezes coloco a legenda das fotos em inglês e procuro pessoas para praticar através do Chat. No celular também é bem legal usar o Facebook Messeger – um aplicativo acoplado ao app do Facebook com mais ferramentas para bate-papo. E algo fundamental que temos na maior rede social é a grande quantidade de grupos e páginas dedicadas para divulgar cursos, dicas ou simplesmente juntar a galera que deseja praticar inglês com outras pessoas. Abaixo os grupos e páginas que sigo e recomendo no Facebook, Twitter e Whatsapp:

 

 

FACEBOOK

 

Páginas ( Fanpage)

Pensando Em Inglês – Com certeza desejo te ver por lá! Em nossa página você encontrará os artigos atualizados do blog, mensagens, debates, exerecícios e etc. Com o objetivo de auxiliar você nesta caminhada de aprendizado do inglês.

Inglês na Ponta da Língua – É a página do site “Inglês na Ponta da Língua” do professor e também autor de vários livros para aprender inglês, Denilso de Lima. E lá você encontrará dicas maravilhosas para te ajudar nos estudos.

Teaching English – British Council  - Aqui você terá várias dicas de materiais para usar na sala de aula. Página espefícica para quem ensina inglês. 

Ensino Inglês para crianças – Você encontrará material compartilhado sobre ensino de inglês para crianças e dicas fabulosas.

A Teacher de Inglês – Aborda as situações que ocorrem no dia a dia dos professores(as) de inglês. Ilustrações muito engraçadas que com certeza você que ensina este idioma irá se identificar.

 

Grupos

JEC ( Just English Chat ) – Este grupo é administrado por uma equipe a qual faço parte e todos  gostam muito de aprender e praticar inglês. Criamos ele para divulgar dicas, atender dúvidas e praticar inglês. Também espero encontrar com você lá!

BRELT ( Brazilian Teachers of English as a Second Language) – Dedicado aos professores do Brasil. Neste ambiente são compartilhadas ideias, dicas, oportunidades e dentre outras coisas mais com o intuito de auxliar outros professores de inglês em sua prática pedagógica. Também é realizado o BRELTChat, quinzenalmente, para discutir assuntos pedagógicos.

Vocabulário em Inglês – A intenção do grupo é retirar aquela dúvida na hora de traduzir certas palavras ou frases em inglês que não encontramos pronta em livros… Lá os membros fazem perguntas e também ajuda respondendo, contribuíndo com a tradução em dúvida de algum participante. Vale a pena conferir !

 

 

Siga no Twitter :

@pensa_emingles – Este é o nosso Twitter. Lá podemos praticar inglês, ver as publicações do Blog Pensando Em Inglês, tirar dúvidas e fazer novos debates sobre “como aprender inglês”. 

@bbcle –  BBC Learning English. Espaço para compartilhar e aprender juntos.

@inglesonline -  Desenvolvido por Ana Luiza Bergamini do blog Inglês Online. Possui altas dicas de inglês para você.

@allaboutidiomas – As responsáveis são Marianne Rampaso e Denise Pinheiro. Confere lá um conceito diferente para aprender inglês e dicas super legais.

@InglesnaRede – Do blog Inglês na Rede para os interessados em aprender ou melhorar o vocabulário através da internet. 

 

Grupos

 

IMG_2644 JECZAP – Em parceria com o grupo do facebook  JEC - Just English Chat  ( Orientações detalhadas de como fazer parte do grupo no Whatsapp também disponível lá neste grupo). Ele é de nossa autoria e os membros são direcionados para os grupos correspondentes ao seu nível de inglês. Temos administradores para cada nível. Basta acessar o site http://www.testemeuingles.com/ para que você possa descobrir seu nível. Logo depois, envie uma mensagem para o administrador do seu grupo para que ele possa te adicionar: Básico: Leonardo( 55 19 983222606), Intermediário: Yan (55 85 86900215) e Avançado: Márcio(55 84 91331412). E estaremos lá para praticar inglês e também atender dúvidas. Venha fazer parte do nosso grupo e destravar de uma vez por todas o inglês.

 

jkkiggygvuygvy

Crazy About English – Aqui é um verdadeiro encontro de pessoas que são loucas por inglês. Um grupo muito divertido onde você poderá interagir com uma galera bem eclética! Para fazer parte do grupo você precisa ter nível a partir do intermediário e entrar em contato com os administradores: Anderson ( 8498103658), Alison( 5381401718), Amanda( 7191449867) e Luke ( 3499967465). Fica aí a dica!

E assim concluímos mais uma parte da Série “ Como aprender Inglês” falando sobre as Redes Sociais! Nosso próximo tema será “ Inglês sem o decoreba” . Imperdível essa dica!

Espero que a dica de hoje possa ter ajudado!

Escreva suas dúvidas, sugestões ou elogios por comentário logo abaixo. Sua participação é muito importante!

See you next time!

By Teacher Rony Gleison

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus elogios, dúvidas ou sugestões aqui via comentário. Sua participação é fundamental para o desenvolvimento do blog e do aprendizado de outros leitores. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...