terça-feira, 20 de janeiro de 2015

#1 COMO APRENDER INGLÊS: O QUE DEVO FAZER PRIMEIRO?

Neste post estarei dando continuidade a matéria que escrevi aqui no blog sobre "Como aprender uma Língua Estrangeira? Que tal o Inglês?". 

As perguntas que ouvimos por muitos interessados em falar um outro idioma são do tipo: Como faço para aprender inglês? Por onde começar? Devo me matricular numa escola de idiomas? É verdade que podemos aprender sozinho? E com base nessas questões e em pesquisas por inúmeros materiais hoje disponíveis para aprender inglês, desde então, criei este "resumo" com a finalidade de sintetizar as informações verdadeiras para um bom aprendizado do inglês, e até mesmo como ter uma boa fluência no idioma, algo almejado por muitas pessoas. E é claro que nossa discussão será longa, porém recheada de informações e dicas úteis para seu progresso, não importa qual nível que você esteja. 

Algumas pessoas ficam naquela dúvida quando vão iniciar seus estudos, se perguntando "Será que me matriculo numa escola de idiomas ou estudo sozinho em casa?". Hoje vamos falar sobre as escolas de idiomas.  

Matriculando-se em uma escola de idiomas

E quantas escolas nós temos por aí, não é? Ufa! São inúmeras escolas que além do inglês também ensinam espanhol, francês, italiano e etc. Cada uma com sua metodologia de ensino, atendimento diferenciado, e preços que variam de acordo com nível que você se encontra no idioma que pretende aprender. Para isso, muitas possuem nivelamento próprio para detectar o nível correto ao qual você se está. 

Muitos me perguntam qual é a melhor escola de idiomas e minha resposta sempre é a mesma. Para mim não há melhor nem pior. O que nós temos por aí, são métodos diferentes. Então, sempre indico para que meus alunos e pessoas que me procuram para irem até as escolas para conhecer o ambiente delas e procurar pessoas que já estudaram lá, para relatar suas opiniões a respeito do curso e por aí vai.... 

Acho que você já deve ter ouvido a frase "O que faz o aluno não é a escola, a faculdade..." Isto por que não adianta estar na melhor escola e ter os melhores professores se você não fizer a sua parte. resolvendo os exercícios em casa, pesquisando, praticando além da sala de aula, e etc. Eu mesmo já vi muitos alunos assim, gastando muito dinheiro nos cursos porém não se esforça com as atividades extra classe para aprender. E o aprendizado de um idioma requer um mergulho enorme dentro deste paraíso imenso, ou seja, o contato com a língua alvo deve ser algo natural no nosso dia a dia, se realmente queremos alcançar uma boa fluência. Pense sobre isto antes de iniciar seu curso tudo bem, fica a dica! 

Veja algumas escolas bem conhecidas no Brasil sobre o ensino de uma língua estrangeira. Aqui não estão relatadas todas, sendo assim, você deverá pesquisar quais existem aí na sua cidade. 







WISE UP - http://wiseup.com/





Logo abaixo, estão algumas dicas para você que pretender se matricular em uma escola de idiomas.

  • Faça uma pesquisa sobre quais escolas existem em sua cidade! No site dessas escolas acima você poderá consultar se existe alguma unidade próximo de você. Provavelmente existe alguma escola bem pertinho de você e ainda não percebeu isso. 

  • Procure por opiniões de outras pessoas que fizeram o curso! Isso também pode ser feito aqui na internet onde muitos alunos e ex-alunos deixam seus comentários a respeito da escola onde estão estudando em chats para praticar inglês por exemplo. 

  • Faça uma visita na escola! Provavelmente, em algumas escolas será necessário um agendamento, então busque o telefone e ligue para saber mais informações. E super importante a sua visita, por que assim você já vai conhecendo o ambiente escolar.

  • Não se prenda ao qual inglês a escola usa! Se é americano, britânico ou seja lá o que for, até por que hoje em dia todo mundo usa o inglês, seja o espanhol, o chinês e etc. Então acostume a ouvir sempre outros sotaques, não foque em apenas um.

  • Pergunte sobre quem são os professores! Indague sobre as experiências deles nesta área de ensino, quanto tempo estão neste ramo,  se já viajaram para outros países ( Não que seja o maior requisito, mas se tiver tal experiência pode também contribuir com o aprendizado. Visto que temos grandes profissionais e pessoas que falam muito bem inglês e nunca viajaram para outros países.) 

  • Observe o material didático! É importante a escola possuir um material atualizado e que proporciona uma boa interatividade com o aluno. Hoje temos uma variação enorme deles e com recursos tecnológicos bem inovadores para o ensino de idiomas. Áudios, imagens e entre outros recursos ajudam muito no aprendizado. 

  • Marque uma aula demonstrativa! Algumas escolas possuem este serviço, então, será necessário você verifica aí, se a escola de seu interesse proporciona uma aula demonstrativa para que você possa observa a metodologia usada. Eu particularmente acho isso fabuloso! Por que desta forma o aluno terá uma noção prática de como funciona o método de ensino da escola, bem como observar a comunicação do professor com a turma. 

  • Verifique se a escola possui atividades extra classe! Já vi algumas escolas proporcionarem um dia de imersão com os alunos, neste dia eles saem da sala de aula e vão para algum lugar divertido para praticar inglês o tempo todo, seção de filmes com pipoca, aula de música, e outras mais. São importantes para motivação do próprio aluno e também grande oportunidade de sair da rotina da sala de aula. 

  • O preço! Finalmente a parte de grande interesse, não é?! Quanto irei pagar pelo curso? Os valores são bastante variados. Dependem dos serviços e do material oferecido pela escola. E estes são alguns dos motivos do por quê recomendo que você vá até a escola de idiomas e conheça a fundo tudo o que ela tem para oferecer e contribuir com o seu aprendizado. Só para se ter uma ideia, algumas dessas escolas possuem convênio com agências de intercâmbio, dando a oportunidade para os alunos poderem viajar e entrar em contato com culturas diferentes e praticar o inglês em situações reais no dia a dia. Fique atento nos serviços que a escola tem e compare os preços e veja qual melhor cabe no seu orçamento. 

Agora, basta seguir as dicas acima e ir a procura de seu curso de inglês. Em breve, você verá como é gostoso e prazeroso aprender um novo idioma. Te desejo bons estudos! 

Espero ter ajudado! 

E não para por aqui não galera! Em nosso próximo post vamos falar sobre " Como aprender inglês sozinho!" para aqueles que preferem estudar em casa através de livros, internet e etc. 



 That's enough, guys!!! 

By Teacher Rony Gleison 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus elogios, dúvidas ou sugestões aqui via comentário. Sua participação é fundamental para o desenvolvimento do blog e do aprendizado de outros leitores. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...