sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA III - OFICINA DE INGLÊS

      Aconteceu no dia 14 de agosto de 2014, em Barra de São Francisco, no auditório da EEEFM “Governador Lindenberg”, a "Oficina Metodológica de Desenvolvimento Curricular de Ensino de Línguas Adicionais - Inglês" uma realização da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos através do Programa English Language Fellow. Foi de suma importância recebermos a Professora de Inglês Laura Mizuha( Representante do Consolado Americano)   e da representante da Secretaria de Educação Giselle Peres Zucolotto para mais uma formação que sempre nos traz um grande aprendizado e aprimoração de nossas ações pedagógicas em sala de aula. 

       A professora Laura Mizuha dividiu nossos estudos em dois momentos. Sendo na parte de manhã um momento onde podíamos nos colocar como alunos aprendizes de inglês e no segundo como professores de língua inglesa. Todo o estudo foi conduzido de uma forma muito abrangente e eficaz e atingindo realmente os objetivos propostos para esta formação.    

       As atividades realizadas junto com a professora americana Laura Mizuha servirão como base para que possamos inserir em nossa realidade práticas diferenciadas para alcançarmos o aprendizado da Língua Inglesa com nossos alunos. 

   No final, a professora americana trouxe dicas de sites que servirão de ferramentas para complementar nosso planejamento, criando aulas dinâmicas e priorizando o método comunicativo, sendo este a nossa meta alcançarmos em sala de aula, não que os outros métodos sejam ruins mas analisando as particularidades vimos os grandes benefícios que este traz para nassa prática pedagógica. E também sites para ajudarmos em nossa profissão como Professores de Inglês.  

Vejamos alguns sites por ela indicados: 

FORUM 

APIES ( Associação dos Professores de Inglês do Espírito Santo) Aqui podemos conferir as edições da revista The Wheel. 

The Shaping the Way We Teach English Webinar Course
Link: http://americanenglish.state.gov/resources/shaping-way-we-teach-english-webinars
 

E-Teacher Scholarship Program 

Trace Effects: EFL Gaming Course - New! 

CAPES/ FULBRIGHT 

MES - English ( Site com print de atividades. Bom para fazer alguns downloads.) 

LANTERN FISH ( Muito bom para encontrar atividades e flashcards.) 

ESL PRINTABLES 

SEDU TEACHER TRAINING 2014 

Existem outros que ela também nos apresentou, porém estes são os que mais se destacaram. 

         Ressalto aqui, minhas sinceras palavras a cerca da importância dessas oficinas já que em contato com esses debates e exemplos de atividades com outros profissionais, podemos então avançarmos em nossos planejamentos e resultados nas escolas. Realmente esta é uma ótima iniciativa para melhoria do ensino do inglês na escola, mesmo que todos nós sabemos que ainda tem muita coisa a ser mudada, não podemos desistir agora.  

       Sobre a interdisciplinaridade do Inglês e a contribuição dos CEIs para o aprendizado da Língua Inglesa, que venho discutindo em outros momentos, através desta formação consegui concluir que  nos CEIs( Centro Estadual de Idiomas) os alunos devem passar por um processo de avaliação para poder ingressar nas aulas de inglês e outra coisa destacada em um debate sobre este assunto que os alunos estão lá porque querem aprender. Diferentemente acontece em nossas salas de aula, que uma grande parte deles são gostam e não querem aprender, e sei também que isso não acontece somente com esta disciplina. Aí torna-se também um desafio conquistar os alunos ao aprendizado da Língua Estrangeira em meio a tantos outros. 

       Firmo então novamente que, a abertura de novos CEIs num seria uma possível solução para que nossos alunos pudessem aprender todoas as esferas da comunicação em Inglês que tanto nós professores almejamos que eles aprendam? 

     Não estou dizendo que os CEIs são mais importantes, apenas estou tentando aliar o foco, os objetivos do Inglês na sala de aula da Escola pública. Visto que é verdadeiro quando nós professores afirmamos que não é possível aprender a se comunicar em Inglês ao nível de se ingressar em programas de intercâmbio, disponibilizados hoje para alunos da rede pública e universitários e que exigem fluência do idioma ou nível avançado, e ao mesmo tempo estarem aptos a certos exames de proficiência em Língua Inglesa com apenas 55 minutos de aula e 1 vez na semana. Estando o aluno inserido em uma sala de aula com média de 38 ou 40 alunos com uma diversidade muito vasta, exigindo ainda mais um planejamento também diversificado e interdisciplinar já que para ensinar um vocabulário sobre países, horas, frutas...devemos previamente recapturar ou até em alguns casos ensinar com base em outras disciplinas essas informações para que ele possa compreender o tema que será abordado. 

      Enfim, estou muito feliz em ver muitas tentativas de melhorias que estão sendo organizadas para ajudar com o ensino e aprendizado do inglês na Escola. E muito mais de poder aqui estar discutindo este assunto com vocês. 

   Confira abaixo um selfie que fiz com a Professora Laura Mizuha e a técnica Giselle Peres Zucolotto . 

Teacher Laura Mizuha, Giselle Peres Zucolotto e EU( Teacher Ron Gleison) 
Teacher Laura Mizuha and I 


 Parabéns a Professora Laura Mizuha pela dedicação e carinho em nos ensinar e espero ter novamente sua presença em mais uma formação e também agradeço a  SRE Barra de São Francisco por ser parte  integradora deste encontro muito importante para nós Professores de Inglês pertencentes a esta Secretaria Regional de Educação. 

Em outro momento ainda voltarei para abordar algumas novidades sobre nossa formação com a Professora Laura. 

That's all, guys!!!

Se you next time! 
by Teacher Ron Gleison 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus elogios, dúvidas ou sugestões aqui via comentário. Sua participação é fundamental para o desenvolvimento do blog e do aprendizado de outros leitores. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...